Dezembro é o mês da conscientização contra o HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis e o Dia 1 de dezembro é considerado o Dia mundial da Luta contra a Aids. Sendo assim, algumas informações serão divulgadas abaixo sobre duas tecnologias inseridas no conjunto de estratégias da Prevenção Combinada: a Profilaxia Pós Exposição ao HIV (PEP) e a Profilaxia Pré Exposição ao HIV (PrEP).

A Prevenção Combinada associa e disponibiliza diversas estratégias de prevenção ao HIV, com um enfoque na saúde integral dos indivíduos. A ideia fundamental é que a prevenção deve levar em conta as particularidades das pessoas e seus contextos, as características pessoais e o estilo de vida de cada indivíduo. 

Além da PEP e da PreP, existem outros métodos ou ações que fazem parte da Prevenção Combinada, como: a testagem regular para o HIV e outras IST; a prevenção da transmissão vertical (quando a gestante vive com HIV e pode haver a transmissão do vírus para o bebê); o tratamento das IST e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B e HPV; a redução de danos para pessoas que usam álcool e outras drogas; e o tratamento para todas as pessoas que já vivem com HIV ou aids.

Todas as tecnologias estão disponíveis gratuitamente pelo SUS.

Para saber mais sobre a PEP ao HIV e a PrEP, confira o folder abaixo. E ajudem na divulgação! A Prevenção contra o HIV vai além da camisinha!

Material desenvolvido pela mestranda do GAFAR Paula Maria Sampaio dos Santos Terra

Skip to content