Autoria
Selma Rodrigues de Castilho: Profª Titular, Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica, Universidade Federal Fluminense
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2212869015707673
Bruno Paulino de Lima Costa: Farmacêutico do Centro de Apoio à Terapia Racional pela Informação sobre Medicamentos
O Programa Farmácia Popular do Brasil – PFPB é um programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde – APS, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, o cidadão poderá obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao PFPB.
Este programa foi criado em 2004, sendo uma inciativa do Governo Federal que visa ampliar o acesso aos medicamentos e insumos considerados essenciais, cumprindo assim, uma das principais diretrizes da política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF).
Funciona da seguinte forma: O Governo Federal paga uma parte do valor do medicamento e o cidadão paga o restante. O valor pago pelo governo é fixo, por isso o cidadão pode pagar menos para alguns medicamentos do que para outros, de acordo com a marca e o preço praticado pela farmácia. Mas, em geral, a população pode pagar até um décimo do preço de mercado do remédio.
Para ter acesso a esse benefício, basta que o cidadão procurar uma drogaria com a marca “Aqui tem Farmácia Popular” e apresente a receita médica acompanhada do seu CPF. Contudo, é preciso cumprir o período mínimo determinado entre uma compra e outra de medicamentos.
Ao todo, o programa oferece medicamentos para 11 doenças: Asma, diabetes, hipertensão, osteoporose (gratuitos para toda a população) e de forma subsidiada (descontos de até 90%) para dislipidemia, doença de Parkinson e também na aquisição de fraldas geriátricas.
Uma das novidades é que agora os 55 milhões de brasileiros que são beneficiários do Bolsa Família têm acesso a todos os medicamentos disponíveis no programa de forma totalmente gratuita, e sem precisar fazer nenhum cadastro adicional. O reconhecimento do benefício é feito de maneira automática pelo sistema.
Um ponto que devemos destacar, são os números positivos que este programa apresenta ao longo dos anos. Um estudo de 2019, evidenciou que a ampliação do acesso aos medicamentos através do programa farmácia popular do Brasil, promoveu uma expressiva redução nos índices de internações e óbitos relacionados a hipertensão arterial e diabetes nos municípios contemplados com este programa.
Confira abaixo a lista completa dos medicamentos e itens contemplados pelo Programa Farmácia Popular do Brasil – PFPB:
Referência:
- Almeida, A. T. C. de, Sá, E. B. de, Vieira, F. S., & Benevides, R. P. de S. e. (2019). Impacts of a Brazilian pharmaceutical program on the health of chronic patients. Revista De Saúde Pública, 53, 20. https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2019053000733
- Programa Farmácia Popular do Brasil, Ministério da Saúde. Disponível: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/daf/farmacia-popular acesso: 25/09/2023